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Aprender a dizer não: o segredo máximo da produtividade

Aprenda a dizer não

Dizer não é, sem dúvida, o maior segredo para aumentar a produtividade. Evitar uma tarefa é sempre mais rápido do que realizá-la. Essa ideia ecoa um velho ditado de programação de computadores: “Lembre-se de que não existe código mais rápido do que nenhum código.” Essa mesma filosofia é aplicável em várias áreas da vida. Por exemplo, não existe reunião mais rápida do que aquela que não acontece.

Isso não significa que você deva fugir de todas as reuniões, mas a verdade é que frequentemente concordamos em fazer coisas que não queremos. Há muitas reuniões desnecessárias e muito código que poderia ser excluído. Quantas vezes você aceita um pedido automaticamente com um “Claro”? Dias depois, você se vê sobrecarregado pela quantidade de tarefas pendentes. Ficamos frustrados com nossas obrigações, mesmo tendo sido nós quem as aceitou inicialmente.

Vale a pena questionar a necessidade das coisas. Muitas delas não são necessárias, e um simples “não” pode ser mais produtivo do que qualquer trabalho que uma pessoa eficiente possa realizar. Mas, se os benefícios de dizer não são tão evidentes, por que ainda dizemos sim com tanta frequência?

Por que dizemos sim?

Muitas vezes concordamos com pedidos, não porque queremos fazê-los, mas para não parecermos rudes, arrogantes ou pouco prestativos. Frequentemente, precisamos considerar dizer não a alguém com quem interagiremos novamente no futuro, seja um colega de trabalho, um cônjuge ou amigos e familiares.

Dizer não para essas pessoas pode ser difícil porque gostamos delas e queremos apoiá-las. Sem contar que, muitas vezes, precisamos da ajuda delas também. Colaborar com os outros é um elemento importante da vida. O medo de prejudicar o relacionamento muitas vezes supera o comprometimento do nosso tempo e energia.

Por essa razão, pode ser útil ser gentil na sua resposta. Faça os favores que puder, e seja cordial e direto quando precisar dizer não.

Mesmo depois de considerar essas questões sociais, muitos de nós ainda gerenciamos mal o equilíbrio entre dizer sim e não. Nos encontramos super comprometidos com coisas que não melhoram significativamente nossa vida ou a das pessoas ao nosso redor. Talvez um problema seja como pensamos sobre o significado de sim e não.

A diferença entre sim e não

As palavras “sim” e “não” são usadas em comparação tão frequentemente que parece que elas carregam o mesmo peso em uma conversa. Na realidade, elas não são apenas opostas em significado, mas também têm magnitudes de comprometimento completamente diferentes. Quando você diz não, está recusando apenas uma opção. Quando diz sim, está recusando todas as outras opções.

Como disse o economista Tim Harford, “Toda vez que dizemos sim a um pedido, estamos também dizendo não a qualquer outra coisa que poderíamos realizar com aquele tempo.” Uma vez que você se compromete com algo, já decidiu como aquele bloco de tempo futuro será usado.

Em outras palavras, dizer não economiza seu tempo no futuro. Dizer sim custa seu tempo no futuro. Não é uma forma de crédito de tempo. Você mantém a capacidade de gastar seu tempo futuro como quiser. Sim é uma forma de dívida de tempo. Você terá que pagar seu compromisso em algum momento. Não é uma decisão. Sim é uma responsabilidade.

O papel do não

Às vezes, dizer não é visto como um luxo que apenas aqueles no poder podem se dar ao luxo. E é verdade, recusar oportunidades é mais fácil quando você pode contar com a segurança proporcionada por poder, dinheiro e autoridade. Mas também é verdade que dizer não, não é apenas um privilégio reservado aos bem-sucedidos, é também uma estratégia que pode ajudá-lo a se tornar bem-sucedido.

Dizer não é uma habilidade importante para desenvolver em qualquer estágio de sua carreira porque preserva o ativo mais importante da vida, seu tempo. Como disse o investidor Pedro Sorrentino, “Se você não proteger seu tempo, as pessoas irão roubá-lo.”

Você precisa dizer não, ao que não o leva em direção aos seus objetivos. Você precisa dizer não às distrações. Ninguém personificou essa ideia melhor do que Steve Jobs, que disse: “As pessoas pensam que foco significa dizer sim ao que você precisa focar. Mas não é isso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher cuidadosamente.”

Há um equilíbrio importante aqui. Dizer não, não significa que você nunca fará nada interessante, inovador ou espontâneo. Apenas significa que você diz sim de uma maneira focada. Uma vez que você elimina as distrações, pode fazer sentido dizer sim a qualquer oportunidade que possa potencialmente movê-lo na direção certa. Você pode ter que experimentar muitas coisas para descobrir o que funciona e o que gosta. Este período de exploração pode ser particularmente importante no início de um projeto, trabalho ou carreira.

Atualizando seu não

Com o tempo, à medida que você continua a melhorar e ter sucesso, sua estratégia precisa mudar. O custo de oportunidade do seu tempo aumenta conforme você se torna mais bem-sucedido. Inicialmente, você elimina apenas as distrações óbvias e explora o resto. À medida que suas habilidades melhoram e você aprende a separar o que funciona do que não funciona, você precisa aumentar continuamente seu limiar para dizer sim.

Você ainda precisa dizer não às distrações, mas também precisa aprender a dizer não às oportunidades que anteriormente eram bons usos do tempo, para poder abrir espaço para ótimos usos do tempo. É um bom problema, mas pode ser uma habilidade difícil de dominar. Em outras palavras, você precisa atualizar seus “nãos” ao longo do tempo.

Atualizar seu não, não significa que você nunca dirá sim. Apenas significa que você tende a dizer não e só diz sim quando realmente faz sentido. Para citar o investidor Brent Beshore, “Dizer não é tão poderoso porque preserva a oportunidade de dizer sim.” A tendência geral parece ser algo assim, se você aprender a dizer não às más distrações, eventualmente ganhará o direito de dizer não às boas oportunidades.

Como dizer não?

Muitos de nós provavelmente somos rápidos demais para dizer sim e lentos demais para dizer não. Vale a pena perguntar onde você se enquadra nesse espectro. Se você tem dificuldade em dizer não, pode achar útil a seguinte estratégia proposta por Tim Harford, o economista britânico mencionado anteriormente. Ele escreve: “Um truque é perguntar, ‘Se eu tivesse que fazer isso hoje, eu concordaria?’ Não é uma má regra geral, já que qualquer compromisso futuro, não importa quão distante possa ser, eventualmente se tornará um problema iminente.”

Se uma oportunidade é empolgante o suficiente para largar o que você está fazendo agora, então é um sim. Se não for, talvez você devesse pensar duas vezes. Isso é semelhante ao método “Hell Yeah ou No” de Derek Sivers. Se alguém lhe pede algo e sua primeira reação é “Hell Yeah!”, faça-o. Se isso não o excita, diga não.

É impossível lembrar de fazer essas perguntas toda vez que você enfrenta uma decisão, mas ainda é um exercício útil para revisitar de vez em quando. Dizer não pode ser difícil, mas muitas vezes é mais fácil do que a alternativa. Como o escritor Mike Dariano apontou, “É mais fácil evitar compromissos do que sair de compromissos. Dizer não o mantém na extremidade mais fácil desse espectro.”

O que é verdade sobre a saúde também é verdade sobre a produtividade, uma onça de prevenção vale uma libra de cura.

O Poder do não

Mais esforço é desperdiçado fazendo coisas que não importam do que fazendo coisas de maneira ineficiente. E se esse é o caso, eliminar é uma habilidade mais útil do que otimizar. Lembro-me da famosa citação de Peter Drucker, “Não há nada tão inútil quanto fazer de forma eficiente algo que não deveria ser feito em absoluto.”

*Esse texto foi traduzido e adaptado do texto original https://jamesclear.com/saying-no

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