close

Vender cursos online: Veja como realizar a sua primeira venda

Vender cursos online

O mundo digital no Brasil cresce de forma gigantesca, principalmente se tratando dos cursos online, mais conhecidos como EAD. Já são milhões de pessoas consumindo cursos pelo computador, e se você gosta de ensinar e conhece algum tipo de informação que possa ser ensinada, chegou a sua hora de vender cursos online.

Nós separamos algumas dicas que serão utilizadas desde o planejamento de um curso digital, até a parte de fazer o marketing digital e conseguir realizar a sua primeira venda. O importante é que você saia daqui com algumas ideias e depois estude bastante para colocá-las em prática. Vamos lá?!

1 – Escolha um nicho para trabalhar

O primeiro passo para quem deseja entrar no mundo de cursos online, é definir qual será o nicho do curso. Dentro de um nicho, existem vários outros para serem explorados. Por exemplo: Em vez de fazer um curso de brigadeiro, você pode vender um curso de brigadeiro para festas, ou um curso de brigadeiro vegano, ou até mesmo um curso para vender brigadeiros e ganhar renda extra.

Explorar mercado menores, ajuda a alcançar um público mais específico e facilitar na hora de começar as vendas. Com isso, você consegue ganhar um fôlego, e energia para criar outros cursos relacionados ao mesmo nicho, e atingir mais pessoas no futuro.

Outra dica sobre nichos, é nunca procurar os que dão mais dinheiro, mas os que você tem mais afinidade. Existem vários casos de pessoas que perderam tempo criando cursos de coisas que não sabiam, ou não gostavam, e acabaram perdendo tempo e dinheiro.

2 – Entenda a sua persona

Depois de definir o nicho da sua empresa, chega a hora de encontrar e mapear a persona do seu negócio. Caso você não saiba, a persona é o público ideal de um negócio. Com ela, você passa a ter uma ideia clara de quem será o seu cliente, e com isso consegue definir seus gostos e hábitos de consumo, para traçar uma estratégia de marketing e vendas.

É importante lembrar que dependendo do seu nicho, mais de uma persona pode ser encontrada e definida. Mas tome muito cuidado, pois o ideal é ter o menor número possível de personas.

3 – Produza o seu conteúdo

Agora que você já definiu o nicho de atuação, e conseguir mapear a persona, chegou a hora de começar a produzir o seu conteúdo. Com tudo isso no papel, fica muito mais fácil de saber como será o curso, quantas aulas, como ensinar, que linguagem utilizar e etc.

É legal que você tenha uma boa estrutura para gravar as aulas. Não precisa ser um estúdio profissional, ao menos que você tenha verba para isso, mas precisa de uma câmera boa, um home estúdio bacana e uma boa noção na hora de editar os vídeos. Pois com um conteúdo de qualidade, você terá mais clientes satisfeitos.

Aqui vão algumas dicas legais para não se perder na produção: Faça um curso que seja coerente cronologicamente, prepare um plano de aulas, não faça aulas longas, sempre interaja com o seu público. Essas são as dicas básicas para ter um curso de sucesso.

4 – Escolha uma plataforma de vendas

Com o curso produzido, chegou a hora de escolher uma plataforma para começar as vendas. Hoje em dia existem várias no mercado, e existem empresas que oferecem uma forma de você criar uma plataforma sua e vender seu curso sem ter que pagar as taxas das grandes empresas. Mas para quem está começando, a dica é escolher uma das grandes do mercado, como Hotmart, Eduzz ou Monetizze.

5 – Atraia o público e realize a venda

Pronto! As 4 dicas para produção do curso já estão feitas, então agora é hora de vender. Listamos algumas dicas básicas e bem simples, para você conseguir realizar a sua primeira venda sem muitas dificuldades. Bora lá?!

Estude marketing digital

O primeiro passo para realizar vendas online, é conhecer muito bem o marketing digital. É com ele que você vai atrair o público certo para o seu negócio, e se você ainda não aprendeu isso, audiência é o ouro dos negócios online.

Estude muito sobre Facebook ads, Google ads, SEO, e-mail marketing e etc. Sem isso, será muito difícil realizar muitas vendas no mundo digital. Caso você queira um conteúdo completo, veja aqui como realizar a primeira venda na internet.

Mostre autoridade

Para realizar uma venda, é muito importante que você mostre autoridade sobre o assunto do curso. E isso pode ser feito entregando artigos de qualidade, eBooks, planilhas, ferramentas, webinários, aulas gratuitas, palestras e etc. Isso vai mostrar para o seu público a sua autoridade, e ajudar a vender com mais facilidade o seu curso completo.

Urgência e escassez

A maioria das pessoas compram por impulso, e como na internet a tomada de decisão é prejudicada pelo alto número de distrações, criar uma sensação de escassez é uma boa sacada.

Então durante sua estratégia de marketing digital, é essencial que você estimule a ação imediata e mostre vantagens para a ação tomada naquela hora. Você pode utilizar limitações de turmas, de downloads, um contador e etc, busque na internet por gatilho de escassez.

Provas sociais

Uma técnica muito utilizada no marketing, é o da prova sociais. Ela se baseia em mostrar quais foram as experiências de outras pessoas que já compraram o seu curso. Isso gera uma confiança em quem está comprando, melhorando muito as vendas. Você pode utilizar dados como o número de pessoas inscritas no curso, fazer com que os alunos votem na qualidade, depoimentos e etc.

Acabe com a dor da persona

Quando uma pessoa busca um curso, é porque ela tem alguma dúvida, problema, ou quer aprender algo para ganhar dinheiro, e você precisa acabar com essa dor dela.

Então é muito importante que durante o curso, isso seja realmente solucionado. Um comprador que resolve o seu problema inicial, será um bom divulgador do seu produto, e provavelmente servirá como uma boa prova social.

Essa dica também vale para ser usada antes da venda, durante as estratégias de marketing digital.

Estimule os alunos a concluírem o curso

Muitas pessoas compram cursos e não terminam, principalmente quando se trata de cursos online. Uma boa dica, é traçar uma estratégia em que você estimule o aluno a concluir o curso. Quanto mais alunos concluírem, mais prova social você terá, mais pessoas satisfeitas e posteriormente mais compradores para outros produtos seu.

Mande e-mail, bloqueie aulas, faça de tudo para que o seu aluno não pare na metade do curso e conclua 100% da trajetória.

Busque por afiliados

A última, mas não menos importante dica, é que você busque por afiliados, que sirvam de vendedores para o seu curso. Nas plataformas que citamos aqui no artigo, esse processo já é totalmente grátis e oferecido, mas é importante que você tome cuidado com pessoas que se cadastram como afiliado, apenas para conseguir um desconto na compra do curso.

Leave a Response