close

Drop shipping é ilegal ou é legal? Entenda tudo por trás deste mercado

Hoje nós vamos tocar em um assunto bastante polêmico e discutido nos últimos tempos. O drop shipping é legal? A resposta é SIM! Muitas pessoas aparecerão falando que não é legal, que é proibido importar sem pagar os impostos, mas poucas sabem como realmente funciona o drop shipping aqui no Brasil.

Uma rápida explicação, é de que o drop shipper atua como um intermediador de serviços. Ele basicamente conecta os fornecedores com quem está em busca de um produto, e grandes empresas trabalham dessa forma aqui no Brasil. Os exemplo são: Mercado Livre, Submarino, Americanas e todas as outras que trabalham na modalidade de marketplace.

Mas porque alguns dizem ser ilegal?

A ideia de comprar e vender um produto obtendo lucro, e sem pagar impostos, é realmente uma atividade ilegal conhecida como descaminho fiscal. Mas o drop shipping não é isso, e acaba fazendo com que muitas pessoas fiquem com dúvidas e acabem enxergando a atividade como algo ilegal.

Existe drop shipping em outros países?

O drop shipping é feito em vários países, e alguns já contam com modelos de empresas que já podem ser abertas especificamente para essa atividade. Nos Eua, a atividade de drop shipping é enorme, e muitas pessoas faturam alto fazendo esse tipo de negócio por lá.

Existem muitas pessoas atuando em países da Europa também, como a França e Bélgica. Caso você queira saber mais sobre o assunto, busque por informações nos idiomas de cada país.

Entenda como o drop shipping é legal

Agora vamos ao que interessa. Se você está pensando em abrir uma empresa de drop shipping, saiba que você prestará o serviço de intermediador. Então o seu CNPJ tem que ser aberto para esta finalidade, e as notas também serão emitidas dessa forma.

A melhor dica para quem deseja atuar dentro da legalidade, é buscar um escritório de contabilidade e contar exatamente como funciona o sistema de drop shipping. Eles são as pessoas especializadas para isso, e que podem te salvar de uma grande dor de cabeça no futuro.

Outro ponto importante, é que você seja muito transparente com o seu cliente. Mostrando que os seus produtos são de fornecedores internacionais, e que sua atividade é simplesmente de conectá-los.

Como trabalhar com drop shipping?

Nós já publicamos diversos conteúdos falando sobre esse mercado e em como trabalhar com drop shipping. Mas uma sugestão que nós temos, é que você conheça o Curso Lucrando Sem Estoque, é um dos mais completos do mercado e que possuí o melhor custo x benefício.

Conclusão

Pare de acreditar em pessoas que saem falando o que não sabem ao certo. No Brasil e no mundo existem milhares de pessoas que faturam alto fazendo drop shipping, e o segredo está em buscar um bom escritório de contabilidade e montar sua operação da forma mais transparente possível.

O drop shipping é a intermediação de serviços, e é exatamente o que grandes marketplaces fazem aqui no Brasil. Então é um sistema legal e que se for bem feito, traz enormes lucros.

Leave a Response