O marketing com influenciadores cresce cada vez mais no mundo e os benefícios dessa estratégia são enormes. Muitos estudam mostram que as pessoas confiam mais na sugestão de um influencer, do que de revistas e especialistas de jornais. Mas você sabe como encontrar influenciadores para o seu negócio?

Caso não saiba, nós separamos um guia completo de como encontrar influencers, assim você consegue uma performance melhor na realização dessa estratégia, e consegue atingir o público certo e encontrar o melhor influenciador para o seu produto.

Defina o público-alvo

Como em qualquer estratégia de marketing, o primeiro passo em qualquer campanha, é definir qual será o público-alvo. Isso é fundamental para saber onde encontrar os compradores, e qual será a comunicação utilizada para que eles sejam atingidos de forma assertiva.

Essa definição também ajuda na hora de encontrar o influenciador certo, pois a partir do público-alvo, você determina o tipo de conteúdo que o influenciador produz. Não adianta vender produtos de beleza com um influenciador que publica conteúdo sobre viagens.

Qual o objetivo da campanha?

Outro pronto importante na estratégia, é definir qual será o objetivo da campanha. Se o objetivo é realizar vendas, você precisa encontrar influenciadores que tenham bastante proximidade com os seguidores, e que frequentemente sugere produtos para eles. Caso o objetivo seja captar futuros estudantes, o tipo de influenciador será diferente, talvez um que faça tutoriais e etc.

Então é muito importante que o objetivo esteja bastante alinhado com o tipo de influenciador que será utilizado durante a campanha.

Encontrando os influenciadores

Agora que você já sabe o público-alvo, sabe qual o objetivo da campanha, chegou a hora de colocar a mão na massa e encontrar os influenciadores que cabem na sua estratégia.

8 ferramentas para encontrar os influenciadores

1 – FameBit

O FameBit foi uma das primeiras ferramentas que buscam influenciadores nas principais redes sociais. Ele é mais focado em encontrar youtubers, e os próprios influenciadores podem se cadastrar na ferramenta e mostrar os tipos de trabalhos que realizam e até quais já participaram. É uma das ferramentas mais interessantes que existem atualmente.

2 – Influicity

O Influicity também é uma plataforma bem famosa no mundo todo, e conta com mais de 1 bilhão de personalidades da internet. Ele também é focado no Youtube, mas também busca influenciadores em outras redes sociais. Nele você consegue analisar os assuntos, audiência e locais do mundo que os influencers mais atingem. A plataforma é paga, com pagamentos mensais, porém é bem completa e vale o investimento.

3 – Scrunch

O Scrunch é mais uma plataforma que tem como busca principal, os influenciadores do Youtube. Ela é bem completa e você pode realizar buscas por categorias, e ver quais criadores de conteúdo possuem mais influência entre seus inscritos. Você consegue utilizar a plataforma gratuitamente, mas com algumas limitações.

4 – Mention

O Mention é uma das plataformas mais completas do mercado. Nele você encontra influenciadores das grandes redes sociais como Youtube, Instagram e Twitter, e também alguns escritores de grandes sites e blogs. A busca é bem parecida como as outras plataformas, por categorias e assuntos. Nele você também consegue encontrar influenciadores que já estejam falando sobre os seus produtos e serviços.

5 – Airfluencers

A Airfluencers é uma empresa brasileira, mas que atua dentro da América Latina. Eles conectam marcas, agências e influenciadores, com um sistema e métricas proprietárias, extraindo dados das redes sociais, e trazendo informações exclusivas e estudos bastante criteriosos. Caso você queira uma empresa brasileira, ela está entre as melhores do mercado atualmente.

6 – Digital Influencers

Ao entrar no site da Digital Influencers, você responde algumas perguntas bastante simples, como: Quais são as áreas de interesse ou nicho, de onde devem ser os influenciadores e etc. Essas perguntas servirão para selecionar o perfil ideal do influenciador que você busca. Após isso, sua campanha aparecerá para os influenciadores, e depois de algumas horas alguns deles mostrarão interesse.

Depois disso é só negociar e selecionar qual influenciador tem mais afinidade com a sua campanha e o seu nicho.

7 – Celebryts

A Celebryts também é bastante conhecida no mercado, e possui mais de 50 mil influenciadores cadastrados em sua base. Nela você busca um influenciador por meio de uma pesquisa, que conta com um filtro bastante amplo, realizando buscas por palavras-chave, número de inscritos, alcance em todas as redes sociais, e até saber em quais empresas que o influenciador já fez parcerias.

Após selecionar um influenciador, você receberá uma proposta e caso queira, pode fazer uma contraproposta, até entrar em um acordo com ele.

8 – Hubble

O Hubble é uma ferramenta focada em grandes empresas e agências, já que até o Neymar está listado dentro dela. Caso você esteja dentro desse requisito, a utilização dela é bem vantajosa. Igual nas outras plataformas, nela é possível encontrar influenciadores por nome, público, afinidades, perfil e localização.

Encontrando influenciadores no Google

Caso você tenha alguma familiaridade com o Google, e principalmente tenha mais tempo para dedicar na busca de um influenciador, aqui vão algumas dicas de como encontrá-los dentro do buscador.

No Google é possível realizar algumas buscas mais específicas, facilitando o processo. Uma delas é utilizando o seguinte termo: (site:instagram.com #viagens #trip #viajante), essa busca vai fazer com que o Google mostre apenas resultados que estejam dentro do Instagram, e que possuam essas hashtags, então determine as hashtags que tenham a ver com o seu nicho. Caso você queira resultados de outras redes sociais, é só mudar o link do Instagram para a outra.

Outro tipo de busca que também funciona, é colocar o termo entre aspas, trazendo apenas resultados que tenham o termo utilizado. Ex: “influencer fitness”, “digital influencer de dietas”, e etc.

Como escolher os melhores influenciadores?

Em todas as ferramentas, vários influenciadores aparecerão, e se você não fizer uma boa escolha, o dinheiro investido pode acabar indo para o ralo. E o erro que a maioria das pessoas cometem ao realizar a escolha, é de analisar apenas uma métrica, o número de seguidores ou inscritos.

Claro que ela é bastante importante, mas será que só ela basta? Não!

Existem outros fatores que vão mostrar se o influenciador é realmente influente entre os seguidores e dentro do mercado. E é agora que mostraremos como analisar as métricas certas.

Relevância

O primeiro ponto que devemos analisar, é a relevância que o influenciador tem no mercado que a sua marca atua. Você precisa analisar as postagens que ele faz, ver se realmente será algo alinhado com o que você tem para oferecer. Não adianta nada sua marca vender maquiagem, e o influenciador escolhido só faz conteúdo sobre decoração.

Outro ponto importante, é analisar o tipo de linguagem que ele utiliza. Vamos supor que seja um influenciador mais polêmico e que utiliza uma linguagem mais informal, e o produto da sua marca seja direcionado para um público mais sério e com linguagem mais coloquial. A campanha não dará certo e você perderá o dinheiro investido.

Engajamento

Muitos influenciadores possuem muitos seguidores, inscritos e curtidas, mas será que eles interagem com ele? É importante que você analise qual engajamento o influenciador tem com o público, se as pessoas comentam, respondem, compartilham e etc. É importante analisar também se os seguidores retornam em todas as publicações, isso mostra que o influenciador possui fãs reais.

Qualidade

A qualidade do conteúdo também é outro ponto bastante importante. Ela devem estar alinhada com a proposta do seu produto. Existem diversos influenciadores que fazem várias postagens semanalmente, mas são de baixa qualidade. Isso faz com que o engajamento e alcance sejam baixos, e tragam apenas pessoas que não estão em busca de um conteúdo de qualidade.

Alcance

Muitas pessoas deixam que olhar o alcance do conteúdo produzido pelo influenciador, e esse ponto também é muito importante. Você deve verificar se o influenciador atinge o público-alvo certo, pois muitas vezes um perfil pequeno, mas que atinja a sua persona, será mais importante do que um perfil grande que não tenha muita ligação com o público correto.

Preço

E para finalizar, você precisa analisar o preço de cada influenciador, pois quanto maior o público dele, maior será o investimento. Muitas vezes os maiores não são os ideais, analise bem os dados que falamos até aqui, veja o engajamento, o conteúdo de qualidade e etc, para determinar qual influenciador tem o melhor custo x benefício. Pode ser até que você encontre influenciadores pequenos, que não cobrem nada, mas que acabam entregando para o seu público-alvo.

 

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