close

Como conquistar a independência financeira? Será que é realmente possível?

Como conquistar a independência financeira

O sonho da independência financeira cresce cada vez mais na cabeça do brasileiro, e ela não é uma novidade no mundo. Mas muitas pessoas acabam esbarrando em descobrir como conquistar a liberdade ou independência financeira. O que faz muita gente achar que é algo meio impossível.

Então para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas que podem deixar esse seu sonho ainda mais real, e mostrar que nem tudo é um bicho de 7 cabeças. Vamos aprender?

O que é liberdade ou independência financeira?

Mas para começar, você realmente sabe o que é independência financeira? Se na sua cabeça, isso significa apenas juntar dinheiro e patrimônio, para se aposentar e parar de trabalhar, pode esquecer.

Para nós, ser livre financeiramente, é ter a liberdade de trabalhar apenas com o que gosta e sem perder o dia todo com isso. É conseguir curtir a família, viajar, e mesmo assim conseguir trabalhar e ter o dinheiro trabalhando para você. Claro que ter ativos e patrimônios também faz parte, mas não é apenas isso.

1 – Faça um bom planejamento

Como nós sempre falamos aqui no Academia da Renda, é muito importante para qualquer coisa da sua vida, fazer um belo planejamento. E para conquistar a sua independência financeira não seria diferente.

Leia as nossas dicas, e depois comece a realizar o seu planejamento. Com ele será possível determinar quanto economizar por mês, onde cortar os gastos não essenciais, e começar a planejar os seus investimentos e diversificação de renda. Tendo isso em mãos, tudo ficará bem mais fácil, pode acreditar.

2 – Guarde dinheiro e gaste menos do que você ganha

O primeiro passo para conseguir alcançar a independência financeira, é guardar o seu dinheiro. Nós sabemos como não é algo tão fácil, ainda mais em um país onde tudo é muito caro. Mas é muito importante que você conquiste o hábito de guardar o seu dinheiro, e mais pra frente você comece a investir.

Uma dica muito importante para te ajudar nisso, é gastar menos do que você ganha. Muitos economistas dizem que você precisa guardar pelo menos 30% da sua renda, então faça uma lista com todos os seus gastos, e veja onde é possível cortar. Tirar alguns luxos será a chave para o sucesso, mesmo não sendo uma tarefa fácil.

3 – Evite fazer dívidas

O brasileiro é expert em fazer dívidas, e isso pode acabar com o seu plano de ser livre financeiramente. Se você possui dívidas, é muito importante que você acaba com elas primeiro, também é muito importante não entrar em novas.

Faça o possível para não parcelar as coisas, principalmente se for algo com juros. Os únicos juros que você deve aproveitar na vida, são os compostos, que vão fazer o seu dinheiro crescer cada vez mais. Veja nosso artigo sobre como sair das dívidas mesmo ganhando pouco.

4 – Trabalhe com o que você gosta

Outro ponto bastante importante, é buscar fazer o que você realmente gosta. Ah, mas eu não gosto de fazer nada! Então você precisa buscar uma ajuda.

Tudo o que é feito com amor, tem como consequência ganhar dinheiro. Mas se você ainda não faz o que realmente gosta, não se preocupe, muitas pessoas passam por isso, até descobrir o que realmente dá prazer de fazer. É muito importante que você busque um propósito para sua vida, isso também ajuda na hora de encontrar um trabalho prazeroso.

5 – Diversifique a sua renda

Muitas pessoas acabam se desesperando quando são mandados embora, ou quando um negócio acaba em falência. E isso acontece pois a maioria das pessoas não diversificam a sua renda.

É muito importante que você tenha mais de uma fonte de renda, caso uma acabe ou enfrente um problema, você ainda terá as outras funcionando. Então busque diversificar os tipos de negócios e os nichos no qual eles trabalham, caso um setor tenha problemas, você ainda terá outros trabalhando para ganhar dinheiro.

6 – Faça o dinheiro trabalhar para você

Não adianta nada você guardar o dinheiro e ele não render nada. A chave do sucesso para os ricos, é que eles sabem onde colocar o dinheiro para trabalhar por eles. E como já falamos lá em cima, o único juros que devemos ter em nossas vidas, são os compostos, que fazem o seu dinheiro crescer ao longo do tempo.

Busque investir em rendas variáveis e fixas, sua carteira precisa estar em diversos setores, assim como a sua renda. Mas nós garantimos que o segredo está em saber investir nas rendas variáveis. Então estude bastante, e se for possível, procure por cursos e profissionais focados nessa área.

7 – Sair da zona de conforto é essencial

Nós sabemos como é complicado sair da zona de conforto, ainda mais quando tudo está andando muito bem. Mas corra atrás de trabalhar mais, estudar muito, e principalmente cortar os seus gastos. Isso vai fazer com que você saia da zona de conforto, e saindo dela, pensar em desistir será algo normal, mas faça de tudo para que isso não aconteça.

8 – Siga quem já tem liberdade financeira

E para finalizar as nossas dicas, siga quem já conquistou a liberdade financeira, e tente se aproximar ao máximo dessas pessoas. Ser o mais inteligente da turma, é um tiro no pé. Frequente rodas de networking, participe de palestras, vá nos eventos onde esses caras estão, e tente chegar em um nível em que eles se tornem amigos. Além de aprender as dicas para chegar no passo mais importante, que é a independência financeira, você ainda vai aprender muito sobre a vida.

Leave a Response